A edição 2015 da Brasil Game Show (BGS) confirmou nesta sexta-feira, 25 de setembro, a presença de 17 empresas brasileiras na feira considerada como a maior na América Latina. O evento ocorre entre os dias 8 (para imprensa e negócios) até 12 de outubro no Expo Center Norte de São Paulo. Ao todo, serão 36 estandes no chamado “Pavilhão Indie”, em uma área cinco vezes maior do que em 2014. Além dos estúdios nacionais, um indie norte-americano confirmou presença, chamdo Data Realms.
Os estúdios brasileiros participarão da área Indie Meeting, um espaço com plateia onde cada expositor independente terá 45 minutos para apresentar seus projetos e atender o público. Serão cinco palestras por dia com 30 minutos de duranção e 15 de perguntas e respostas. A coordenação ficará sob o comando de Esteban Clua, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-diretor do Instituto de Computação da UFF. Clua também é um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital) e foi presidente da Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2010 e 2014.
“Há cada vez mais empresas produzindo jogos no Brasil e é papel da BGS, principal evento do setor no país e no continente, apoiar quem está dando os primeiros passos, principalmente considerando que as produtoras independentes brasileiras evoluíram bastante e muitas não deixam nada a desejar em relação às principais empresas internacionais”, diz Marcelo Tavares, presidente e fundador da Brasil Game Show, em release divulgado à imprensa.
A Duaik Entretenimento esteve no espaço dos independentes da BGS em 2014 e retorna neste ano com o famoso jogo Aritana e a Pena da Harpia, lançado recentemente para Xbox One e vencedor de prêmios no Brasil e no mundo.
Confira abaixo a lista completa das empresas indie brasileiras, e uma internacional, confirmadas para a BGS 2015.
Data Realms – A empresa norte-americana mostrará o game Planetoid Pioneers, criado para PC, Mac e Linux. Um jogo 2D de ação e aventura com um sistema de física apurado. Inspirado por clássicos da década de 1980 como Blaster Master e Exile. Após cair em um planeta e ter sua nave destruída, será necessário reunir recursos para criar meios de transportes para explorar o local. Os jogadores também podem criar níveis por meio de um robusto editor de fases.
Digi Ten Studio – Em 2013, dois jovens mineiros participaram da BGS como visitantes. Voltaram em 2014, dessa vez como fundadores do Digi Ten e expositores, e retornam em 2015 no Pavilhão Indie com Dig a Way, jogo de puzzle/ação para smartphones e tablets que já está disponível para dispositivos com iOS e, na BGS 2015, terá seu lançamento mundial para Android.
DNAe Studios – Apresentará o jogo Libertatem, de investigação e suspense para PC, inspirado em quadrinhos estilo noir. No jogo, o protagonista, Peter, é um detetive particular que investiga o caso do suposto desaparecimento de seu irmão.
Flux Game Studio – Produtora de jogos como Escravo, Nem Pensar! e V de Vinagre, destaca para a BGS 2015 Futepop, um quiz gratuito de futebol com mais de duas mil perguntas, além de atualizações a cada rodada. O jogador pode desafiar os amigos do Facebook ou alguém da comunidade Futepop. Quem acertar mais perguntas em menos tempo vence.
G2E – Desde 2010, o Grupo de Educação e Entretenimento do curso de design da Universidade Federal de Santa Catarina discute e projeta opções de entretenimento com foco educativo e, ou, comercial, por meio de games, animações, entre outros. Na BGS, apresenta The Rotfather, um jogo para PC de plataforma sidescroll que se passa nos esgotos da cidade de Nova York, onde o protagonista Kane, um rato mafioso, deve descobrir o que causou sua ruína e como recuperar o poder.
Garage 227 Studios – Criado em 2014 por três instrutores de um curso livre de desenvolvimento de games, apresenta o game Shiny, criado com Unreal Engine 4 com lançamento previsto para Steam (PC, MAC e Linux) e Xbox One. Jogo conta a história do robô Kramer227, habitante de um mundo com oferta limitada de energia e onde, para sobreviver, é preciso gastar energia de maneira inteligente.
Maxlab Studios – Glauber e Camila, que já eram apaixonados por games antes de se conhecerem e criarem a Maxlab, reservaram para a BGS o lançamento do Max Quiz, jogo em ambiente 3D que simula um palco de game show com perguntas sobre Diversão Geek, Cinema & TV, Esporte, Conhecimentos Gerais e Ciência. Gratuito, será lançado para Android, iPhone/iPad, Windows Phone e Windows 10.
Messier Games & Animations – Resultado do sonho de amigos de trabalhar com games, em seu primeiro ano de atuação já foi beneficiado pela Lei Rouanet para a criação Kriaturaz, o guardião das lendas, que celebra a cultura nacional de forma inédita. O objetivo é resgatar as lendas e a mitologia tipicamente brasileira, além de incentivar, por meio de geolocalização, a visita física e presencial dos jogadores a locais públicos e privados, de interesse cultural, tais como museus, exposições e qualquer outra atividade geradora de cultura.
Odin Game Studio – Com um portfólio de 20 advergames e apps em geral, participa da BGS pela primeira vez para buscar parceiros e reconhecimento e mostrar AereA, game para PC e Mac e em que a música tem papel fundamental. O jogador deve ajudar os heróis do jogo a reconquistarem partituras que foram roubadas das salas de concerto e devolverem o equilíbrio e a estabilidade do mundo de AereA.
Overlord Game Studio – Criar jogos com alma e paixão e participar da BGS são objetivos da produtora carioca, que irá apresentar Tiny Little Bastards, um jogo de plataforma em 2D desenvolvido para PC, Mac e Linux que conta a história de um taverneiro Viking em um mundo fantasioso povoado por personagens inspirados em diversas culturas e mitologias (África, China, Celtas, Vikings
Reload Game Studio – Produtora de jogos de São Paulo criada em 2011 irá apresentar pela primeira vez na BGS 2015 o gameplay de Da Wolves, que aposta em um gênero clássico – os “jogos de navinha”. Mostra também Get Over Her, no estilo pick and play, em que até quatro jogadores batalham em um reality show no qual só o mais habilidoso sobrevive. O game já está disponível para PC via Steam e ganhará versões para Xbox One e PS4.
Samaritan Studios – Produtora de Campinas (SP) estreia na BGS com o lançamento de Rise of Keepers, game do gênero tower defense, com elementos de RPG e Moba (multiplayer online battle arena). Os jogadores precisam defender sua base contra ataques inimigos, escolhendo um herói – entre os disponíveis –cada um com habilidades distintas. Há vários modos de jogo, contemplando de um até cinco jogadores. Inicialmente via Steam, Rise of Keepers também ganhará versões para Xbox One e PlayStation 4 em 2016.
Smyowl – O estúdio de games de Sorocaba (SP) fará sua estreia na BGS, onde apresentará o game mobile Neymar Jr. Quest, primeiro jogo do personagem Neymar Jr desenhando por Mauricio de Sousa. Outro destaque será o lançamento do Super Button Soccer, game de futebol de botão estratégico, com torneios, eventos e jogabilidade multiplayer.
Streamy – Criada em 2013, também estreia sua participação na BGS e mostra, em primeira mão, o jogo Bloodstone: The Ancient Curse, MMORPG para PCS, inteiramente 2D.
Tree of Dreams – Em sua primeira BGS, a produtora amazonense acredita que a feira é a grande oportunidade para apresentar os seus projetos, entre eles The Cannon Man Adventure, um jogo quebra-cabeças no qual o usuário precisa guiar um homem-bala por canhões espalhados pelas fases, passando por obstáculos e acumulando pontos. O jogo está disponível para celulares Android e iOS.
Too Nerd to Die – Criado para desenvolver jogos autorais de qualidade, inovadores e divertidos, o estúdio mostra seu primeiro jogo comercial: Lupy Quest. Com storyboards animados, traz personagens como uma raposa que é aprendiz de pescador mas morre de medo de água e outra que desfila um colar de pérolas. O jogador poderá colecionar itens obtidos nos cenários e reunir as pérolas do colar da raposa. O game tem 5 fases que poderão ser jogadas em dispositivos móveis que estarão no estande da BGS.
Unique Entretenimento Digital – Do mundo da fantasia, das lendas e do folclore brasileiros para a BGS, a empresa mostra o jogo Guerreiros Folclóricos, em que o jogador precisa ajudar um protetor da floresta e dos animais a livrar o mundo das lendas do Saci e de sua horda de zumbis. Além de enfrentar criaturas monstruosas que tentarão impedir o guerreiro de atingir o objetivo, o jogador precisará fazer alianças com personagens que tenham habilidades distintas, entre eles, o Caipora, a Iara, Matinta Perera etc
Caso você tenha curiosidade para saber sobre os demais expositores da Brasil Game Show, confira a lista no site oficial.
Tá faltando empresa aí =)
CurtirCurtir
Creio que ainda estejam faltando algumas empresas independentes nessa lista, mas será um ótimo evento para o nosso mercado!
CurtirCurtir
Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 29/09/2015 | Geração Gamer
Pingback: Brasil Game Show aumenta “Pavilhão Indie” de 17 empresas para 22 | Geração Gamer