Entrevista

Thiago Adamo explicou como produzir áudio para games na Campus Party 2015

O músico e compositor Thiago Adamo (PXLDJ) já fez trabalhos com empresas como Loud Noises e é produtor de espetáculos nacionais como a Video Games Live. Ele apresentou nesta quarta-feira (4), durante a Campus Party 2015, a palestra Quer produzir áudio pra games? Pergunte-me como. Sua palestra abordou aulas que são fornecidas pelo curso online Game Audio Academy. A apresentação foi antes da gravação do Nerdplayer, vídeo de jogos do site Jovem Nerd, o que aumentou o público de Adamo no local.

adamo-campus

Conversamos com Thiago Adamo, para saber suas impressões sobre a apresentação na Campus Party. Confira o depoimento.

Como você preparou essa palestra sobre música e games pra Campus Party 8? Você já participou de edições anteriores?

Preparo foi bem tranquilo, porque o material faz parte do plano que eu tenho com a Game Audio Academy. Busco ensinar áudio pra games sem complicar demais, tornando o assunto menos complicado. Eu inclusive estou planejando tornar isso um curso iniciante e gratuito em breve, para que a pessoa veja mesmo se quer trilhar essa carreira.

Participei na Campus de 2012 onde palestrei junto com o Cristiano Prazeres e foi muito bacana, pois falamos de trilha-sonora, SFX e localização numa mesma palestra. Foi uma realização pessoal, pois o Cristiano é um dos caras que mais me deu força na música. Lá eu aproveitei pra lançar o Clash of Game Music.

Em 2014 participei de uma mesa redonda sobre o mercado de game music no Brasil. Ela foi meio conturbada, pois ficamos muito tempo discutindo assuntos como Virada Cultural e não focamos no mercado de oportunidades que rolam por aqui. No final foi legal discutirmos com músicos que não participam ativamente da cena de trilhas pra games.

Quais foram os principais pontos da sua palestra de games?

Eu tentei mostrar um perfil geral do que você precisa saber para começar a fazer áudio pra games, tanto efeitos sonoros quanto trilha-sonora. Conceituei alguns termos usados no meio e citei com alguns exemplos a importância do áudio dinâmico nos games, que muda baseado em eventos, ações do jogador e do jogo.

O público reagiu de uma maneira que você esperava? 

O público se demonstrou bem interessado, e isso é uma marca do público da Campus. Mesmo se a pessoa não quer se aprofundar muito ao assunto, ela assiste a palestra pra saber mais e as perguntas, apesar de poucas pelo curto tempo da palestra, foram bem colocadas e deram a oportunidade de clarear algumas situações, como o uso de músicas creative commons em games.

Você acha que os games brasileiros ganharam mais espaço em 2015?

Sem dúvida nenhuma que sim, pois praticamente todos os setores de games foram representados neste ano na Campus. Nós tivemos desde uma mesa redonda bem bacana sobre jornalismo de games, palestras sobre game engines, e-sports, advergames, apresentações sobre o mercado e papo com indies de sucesso. Creio que esse ano foi um dos mais bacanas pros games brasileiros na Campus Party.

O público do Jovem Nerd antes da sua palestra encheu ainda mais o local?

Sim e já era esperado. O público do Jovem Nerd é muito fiel a proposta deles e o mais bacana é que eles assistiram a palestra totalmente interessados no assunto e passaram uma energia muito legal, que também é característica do trabalho do Deive [Pazos] e do Alexandre [Ottoni].

O que você acha que ainda falta à Campus Party?

Da parte de conteúdo não senti falta de nada. O que eu realmente sinto falta na Campus é de um espaço de música para bandas e artistas mostrarem seu trabalho. Obviamente isso teria que acontecer fora do período de palestras, mas isso chegou a acontecer nas primeiras Campus Party e deveria, sem dúvida alguma, voltar nas próximas.

Confira a palestra completa de Thiago Adamo no YouTube.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Thiago Adamo explicou como produzir áudio para games na Campus Party 2015

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 08/02/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s