A Games for Change (G4C) Latin America 2014 ocorreu entre os dias 6 e 7 de dezembro na PUC-SP Campus Marquês de Paranaguá. O evento realizou maratonas de desenvolvimento de jogos, criação de games de tabuleiro, palestras especializadas para desenvolvedores e o chamado “Pitching“, uma defesa oral de novos projetos para conquistar investidores e financiadores de projetos de startups e de programas digitais. Uma comissão técnica, liderada pelo representante da G4C no Brasil, o professor da ECA-USP Gilson Schwartz, elegeu as melhores iniciativas apresentadas neste concurso de Pitching. Geração Gamer obteve o resultado com exclusividade no encontro e contamos para nossos leitores.
A G4C dividiu as propostas nas categorias “ideia-semente”, que são projetos ainda não aplicados, e as “iniciativas em desenvolvimento”. Na primeira divisão foi premiado o projeto A Jogada, criado pelo administrador de empresas da UnB Rodrigo Arantes. Sua ideia é transformar as práticas corporativas de hierarquias para organizações horizontais através de um jogo de tabuleiro. “Nossa metodologia é similar ao SCRUM, por exemplo, mas ela tem um foco mais específico em transformar a meta, e não a chefia, no foco das reuniões, dos planejamentos e das atitudes das empresas. Criamos um jogo com aspectos dialéticos para otimizar decisões”, explicou Arantes à reportagem.
O segundo projeto premiado foi Think and Play, que leva conhecimento de democracia e política para crianças e adolescentes. No game, você pode controlar deputados, vereadores e outros cargos, para aprender a diferença de cada um deles.
Na categoria dos projetos em desenvolvimento, venceram Gamesquare, de Rafael Cordeiro, e DEBORAH, de Edgard Cornacchione. O primeiro é voltado ao desenvolvimento de jogos que funcionem em locais públicos através de todos os sistemas móveis, como iOS, Android e Windows Phone. O segundo é uma sigla para “Double Entry Bookkeping OR Accounting History” e se trata de um game para ensinar a história da contabilidade, desenvolvido por pesquisadores da FEA-USP.
As empresas vencedoras receberam investimentos adequados aos seus negócios e consultoria da Broota, que apoiou o G4C. O Gamesquare, por exemplo, precisa de uma injeção de 120 mil reais para implementar seu projeto. Geração Gamer entrevistou em vídeo os vencedores do Pitching e de outros eventos dentro do Games for Change. Teremos novas entrevistas nas próximas postagens.
Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 14/12/2014 | Geração Gamer
Pingback: Games For Change promove 15 iniciativas embrionárias de jogos digitais em São Paulo | Geração Gamer
Pingback: Temos uma cena de jogos de tabuleiro com games no Brasil? | Geração Gamer
Pingback: Vote no game brasileiro de destaque no mês de dezembro | Geração Gamer