Opinião

Temos uma cena de jogos de tabuleiro com games no Brasil?

A cena brasileira de games no Brasil geraram uma onde de jogos de tabuleiro, totalmente analógicos, em 2014. O Behold Studios de Brasília lançou o crowdfunding do seu título Gladiadores de Belathron, um card game que se mistura com a jogabilidade de MOBA, disputas de arena. Outra empresa, a Smyowl de Sorocaba, também lançará seu jogo de carteado chamado Kron. Estamos com uma cena de games offline neste ano?

cartas

Na verdade, não surgiu apenas em 2014, e esta cena sempre esteve por ai. O professor Vicente Martin Mastrocola, conhecido pelo apelido Vince Vader, criou um jogo de cartas chamado Haunted Cards, voltado para o público infantil, que foi divulgado em seu livro Ludificador (2012). Depois, ele trabalhou com OKTO, outro card game que teve 200 cópias e foi vendido inteiro pela internet em 2013.

Durante o Games for Change Latin America 2014, a iniciativa A Jogada foi vencedora do concurso de Pitching para conseguir investimento. Trata-se de um game de mesa para acelerar iniciativas empreendedoras, como reuniões de negócios e de planejamento. O jogo incentiva o desenvolvimento horizontal contra a forma hierarquizada de gerir negócios.

Estes são alguns exemplos recentes da cena nacional de games offline, de jogos de mesa.

Há também empresas tradicionais de board games como a Galapagos Jogos, que existe desde 2010, e estabelecimentos como a Ludus Luderia, criada em 2007, e que permite que as pessoas joguem na mesa sem ter noção nenhuma sobre o assunto.

Ou seja, além de um espaço para jogos digitais, talvez nossas empresas devam mesmo investir em videogames fora dos equipamentos eletrônicos.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Temos uma cena de jogos de tabuleiro com games no Brasil?

  1. Pingback: 20 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 11/01/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s