Entrevista

“Paixão e networking são tão importantes quanto talento em música de games”, diz Tommy Tallarico da VGL

O compositor norte-americano Tommy Tallarico, primo do cantor Steven Tyler do Aerosmith, concedeu uma entrevista por email ao site Geração Gamer. Tallarico é um dos fundadores e estará presente na Video Games Live (VGL) 2014 que ocorrerá no Teatro Bradesco de São Paulo, às 19hrs do dia 7 de dezembro. A nona edição do evento trará pela primeira vez a condutora da Blizzard chamada Eimear Noone, conforme notícia revelada em primeira mão ao G2. Confira o depoimento do músico.

tommy-1

Como é a sensação de estar na nona turnê da VGL no Brasil?

É incrível, porque o público brasileiro sempre foi o nosso favorito ao longo dos anos. Este é o único país fora dos Estados Unidos que eu mais fiz shows! O povo brasileiro é um dos mais apaixonados pela VGL e é uma honra ser convidado a voltar todos esses anos.

Tommy, desde quando você joga videogames?

Comecei em 1975 no Coleco Telstar. Ele era o primeiro console que minha família possuía e eu tinha sete anos. Meus aparelhos de games favoritos ao longo dos anos são o Intellivision, de 79, o Sega Genesis, de 90, e os dois Playstations 2 e 3.

tommy-2
Qual são suas músicas preferidas nas apresentações VGL?

Eu realmente gosto de ouvir o medley de Warcraft que fizemos, além da Liberi Fatali de Final Fantasy VIII. Mas para tocar eu prefiro Chrono Trigger e Chrono Cross, seguido por Castlevania e Street Fighter II.

Quais dicas você daria a alguém que quer começar uma carreira fazendo música para os jogos?

Sempre que eu falo em escolas, universidades e conferências, digo que a paixão e o networking são tão importantes quanto o talento! Acreditar em seu sonho vale tanto quanto trabalhar e persistir para chegar lá. No entanto, você precisa entrar e conhecer as pessoas certas também no mundo dos jogos. Por isso, é importante querer preparar algum tipo de disco demo para apresentar seu trabalho e deixar que as pessoas ouçam suas ideias musicais.

Fora isso, eu tenho cinco dicas para dar a quem está afim de ingressar na carreira de trilha-sonora de jogos digitais. Primeiro, você precisa se juntar a uma organização sem fins lucrativos chamado G.A.N.G., a Game Audio Network Guild. Mais de dois mil profissionais de áudio de jogos de todo o mundo estão envolvidos nela. O site deles tem uma tonelada de informações, incluindo como conseguir seu primeiro show. Segundo, você precisa do livro “O Guia Completo para Jogo Audio” de Aaron Marcas, além de “Audio para Jogos: Planejamento, Processo e Produção”, de Alexander Brandon. Os dois estão à venda na Amazon.

Terceiro, eu peço que você se junte com a IGDA, uma associação americana que é um ótimo lugar para encontrar desenvolvedores de jogos próximos e pessoas que pensam nesta área. Quarto, leia o site Gamasutra que possui informações de áudio dos jogos. Seus donos fazem uma revista chamada Game Developer Magazine. Por fim, o melhor conselho que eu poderia dar é definitivamente assistir a Game Developers Conference (GDC) em San Francisco. O evento é a meca da indústria e mais de 15 mil desenvolvedores de jogos do mundo todo estão lá, além da presença de cerca de mil jogos compositores de áudio e designers de som. Membros do GANG tem um desconto de 50 dólares na GDC. Espero que isso ajude e boa sorte.

Última pergunta: Seu primo Steven Tyler joga videogames?

Não muito, porque ele sempre está em turnê e é sempre muito ocupado. E quando ele não está em turnê, Steven aprecia a natureza.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre ““Paixão e networking são tão importantes quanto talento em música de games”, diz Tommy Tallarico da VGL

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 23/11/2014 | Geração Gamer

  2. Pingback: Geração Gamer. Ano Um | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s