Resenha

Como foi jogar o primeiro game brasileiro no Gear VR, da Samsung

No dia 9 de outubro, durante minhas andanças pela Brasil Game Show (BGS) 2014, encontrei o Orlando Fonseca Jr., diretor de criação da empresa IMGNATION Studios, de Santa Maria (RS), e veterano no mercado de jogos nacional. Orlando já tinha me falado em conversas reservadas que estava desenvolvendo o primeiro game brasileiro para óculos de realidade virtual. Mesmo sem estande na BGS, ele me mostrou o jogo Dodge This, desenvolvido para o Gear VR, da Samsung.

gear-vr-1

Maurizio Pesce/Creative Commons/Flickr

Como é jogar Dodge This num Gear VR

Anunciado no dia 3 de setembro de 2014, o Gear VR foi concebido por uma parceria entre a Samsung e a empresa Oculus, que foi comprada pelo Facebook em março deste ano por dois bilhões de dólares, cerca de cinco bilhões de reais. A Oculus criou o óculos de realidade virtual Rift e abriu para crowdfunding entre agosto e setembro de 2012. A ideia do Gear VR é oferecer a mesma transformação mas sem lentes embutidas no aparelho. O visor possui um smartphone da série Galaxy da Samsung.

gear-vr-2

Dodge This foi lançado em 2013 de graça para sistema móvel iOS, após cerca de um ano de desenvolvimento, pelo IMGNATION Studios com a publisher Chilingo, a mesma que lançou o primeiro Angry Birds. O jogo é inspirado na “A Ponte do Rio que Cai”, quadro do programa do Faustão na TV Globo, inspirado em um programa japonês chamado Takeshi’s Castle. O conceito é simples: Você é dono de um canhão e deve derrubar seus inimigos de uma ponte. Jogamos uma versão de teste que possuía um cenário militar,  mas os brasileiros estão desenvolvendo um cenário pirata e outro medieval.

dodge-1

A versão de Dodge This para Gear VR foi desenvolvida entre maio e outubro deste ano, a convite da própria Samsung. Versões já eram testadas quando o óculos chegou em setembro. O jogo é muito simples para ser apreciado e exige apenas espaço para que o gamer se sinta imerso na experiência.

dodge-2

Ao colocar o Gear VR com Dodge This, você precisa encontrar o “norte” do game, ou seja, onde está a tela principal. Este é um pequeno problema que demora para começar o game. Mas, ao encontrar o menu, o jogo se desenvolve rapidamente. Você deve “atirar”, apertando o botão direito do aparelho, nas opções corretas para selecionar a fase dentro do óculos de realidade virtual e começar a jogatina.

Selecionando uma fase, há muitos elementos no cenário. Você deve derrubar os inimigos da ponte, mas precisa acertar inimigos na água e nos arredores do cenário. Se você não se defender, sofrerá danos dos adversários, sendo que se tem apenas três corações. Itens no cenário podem potencializar suas balas. Dodge This não tem gráficos avançados, mas traz uma imersão agradável atrelada a um gameplay simples.

É o primeiro jogo brasileiro em realidade virtual

orlando-1

Orlando Fonseca Jr. e sua jovem equipe foram os primeiros brasileiros responsáveis por um jogo nacional nos moldes destes novos games para óculos de realidade virtual. Dodge This acaba empolgando mais por conta de ser pioneiro em seu gênero. No entanto, o jogo lida com um conceito simples tipo “tower defense”, onde o gamer interage muito pouco e deve apenas se defender de inimigos.

Dodge This também é a evolução de um jogo casual para smartphones e tablets. Apesar de alterações que aumentam o cenário, o game brasileiro segue simples e fácil de mexer, o que pode frustrar alguns usuários de Gear VR que esperam uma experiência mais imersiva.

Possível conclusão

A versão final de Dodge This, de acordo com seus criadores, chegará para Gear VR no final deste ano de 2014. O jogo demora para chegar ao grande público, mas ele acompanha a popularização ainda lenta dos óculos de realidade virtual no Brasil.

Notas

– Gráficos: 6
– Jogabilidade: 9
– Som: 8
– Replay: 9
– Nota final: 8

Anúncios
Padrão

3 comentários sobre “Como foi jogar o primeiro game brasileiro no Gear VR, da Samsung

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 07/11/2014 | Geração Gamer

  2. Pingback: Vote no game brasileiro de destaque no mês de outubro | Geração Gamer

  3. Pingback: O Link, do Estadão, acerta ao levar games brasileiros até a capa do jornal | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s