Notícia

SimCity pode te ajudar a estudar Contabilidade, segundo pesquisa da FEA-USP

Um estudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP afirma que o jogo SimCity pode ajudar estudantes de nível superior a aprender ciências contábeis. O levantamento foi realizado pelo professor Marcos Roberto Pinto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

pesquisadores-fea

A pesquisa recebeu o nome de “Educação com entretenimento: um experimento com SimCity para curtir e aprender a Contabilidade Governamental” e foi defendida no dia 29 de abril de 2014. A orientação ficou por conta do professor Edgard Cornacchione, chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA.

simcity

Como Marcos chegou nesta conclusão? Os estudantes foram avaliados na disciplina de Contabilidade Governamental da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ duas vezes. Uma antes da apresentação do game e outra depois. Um segundo grupo fez os dois testes e não jogou SimCity durante a pesquisa.

Os alunos que apreciaram o videogame tiveram uma melhora de 210% na segunda avaliação. Já o grupo que não teve suporte do jogo apresentou apenas uma melhoria de 35%. Como a disciplina lida com gestão pública, os estudantes sentiram uma forte identificação entre o game e as teorias aplicadas pelo professor.

E você, tem alguma história de algum jogo que te ajudou na faculdade?

Texto originalmente escrito para o site Bonus Stage, via Agência USP de Notícias.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

3 comentários sobre “SimCity pode te ajudar a estudar Contabilidade, segundo pesquisa da FEA-USP

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 14/12/2014 | Geração Gamer

  2. Renato disse:

    Putz, isso é realmente interessante e raro no Brasil, um estudo sistemático sobre o impacto de um jogo numa disciplina. Acho que a aprendizagem suportada por games (pessoalmente considero que eles tem um forte potencial paradidático) é muito comentada, mas sãos raros estudos como esse.

    Curtir

  3. Renato disse:

    Republicou isso em Reminiscênciase comentado:
    Uma das críticas do Buckingham em Beyond Technology sobre a aprendizagem baseada em jogos é que existe muita gente defendendo os jogos mas pouca gente pesquisando e fazendo os jogos realmente funcionarem como apoio ao aprendizado. Nesse aspecto o blog Geração Gamer apresenta um bem-vinda exceção oferecida pelo pessoal da Contabilidade da USP. Essa exceção inclusive está totalmente de acordo com um artigo da Becker que já devo ter citado umas 10 vezes nesse blog: que jogos comerciais podem oferecer poderosas situações de aprendizagem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s