Além do depoimento de Ricardo Piologo, um dos criadores do site de humor Mundo Canibal, o site Geração Gamer foi atrás dos criadores do novo jogo Apocalipse – O Pior Game do Mundo para PC. Conversamos com as desenvolvedoras Hoplon, de Florianópolis em Santa Catarina, e a IzyPlay, empresa da cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. As duas companhias tem perfis diferentes.
A Hoplon foi fundada no ano 2000 e é responsável por projetos de vanguarda no Brasil. Eles possuem uma equipe de cerca de 100 pessoas ao todo, entre as áreas de desenvolvimento, publicação e serviços de apoio. A empresa catarinense é especialista em jogos free-to-play, aqueles que são gratuitos no download e cobram por parte do conteúdo após a instalação.
Já a IzyPlay foi responsável por jogos como Fruit Ninja Nokia, Uma Viagem Sustentável e um título feito em parceria com a marca de refrigerante Sprite. Focados em games para a publicidade, a companhia contribuiu com o trabalho da Hoplon para melhorar a exibição dos Irmãos Piologo e seu site Mundo Canibal.
As empresas mandaram uma resposta conjunta ao site Geração Gamer. Confira.
Quantas pessoas fizeram o game? E como foi?
Contamos com uma equipe fixa de 10 pessoas. Ao longo do tempo do desenvolvimento chegou a ter até 20 pessoas envolvidas, incluindo testadores.
Quais foram as maiores dificuldades?
Uma delas foi entrar na mente dos Piologo para passar o sentimento deles no humor e no conteúdo do jogo. Outra foi trabalhar com a Engine Unity, que até então dava pouco suporte para 2D e lida mais com três dimensões. E também algo que deu bastante trabalho foi a criação das animações dos personagens, pela quantidade e diversidade de ações.
O que vocês mais gostaram de fazer neste projeto?
Trabalhar em cima do humor do universo do Mundo Canibal, buscando colocar esses elementos dentro do jogo. Foi um dos maiores desafios e por isso foi tão gratificante.
Então como foi trabalhar com os Irmãos Piologo?
Eles são ótimas pessoas, excelentes profissionais, muito fácil de trabalhar, e que entendem muito bem do seu público. Quanto ao desenvolvimento eles nos deram total liberdade para trabalhar no jogo na forma como nós achávamos melhor e sempre estavam alinhados com as nossas ideias.
Vocês têm novos projetos a caminho?
A Hoplon está com outros projetos além do Mundo Canibal Apocalipse. Um exemplo deles é o Heavy Metal Machines, o action MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) de carros que está em fase beta. Já para a IzyPlay, esse projeto foi um marco para a entrada nos jogos de entretenimento, porque até então só desenvolvia advergames. No próximo ano (2015) estamos trabalhando em um projeto próprio, a ser divulgado futuramente.
Pingback: 10 notícias que mexeram com a cena brasileira de games – 31/10/2014 | Geração Gamer
Pingback: Vote no game brasileiro de destaque no mês de outubro | Geração Gamer