Reportagem

O primeiro game aprovado na Lei Rouanet não foi Toren, mas sim Game Comix

O jogo gaúcho Toren, desenvolvido pela Swordtales em conjunto com a publisher Versus Evil, está para ser lançado em 2015 após quatro anos de criação. No exterior, o game despertou prévias positivas e notálgicas, além de algumas críticas, da mídia estrangeira, que compara o título com Shadow of Colossus e ICO, ambos jogos do PlayStation 2. Toren normalmente é apontado como o primeiro game brasileiro a receber incentivos da Lei Rouanet – inclusive no Geração Gamer -, que fornece abatimento de impostos para empresas que financiarem projetos estatais. Mas este foi mesmo o primeiro projeto de jogo eletrônico a receber estes aportes? Não, não foi.

toren-game-comix

O primeiro jogo a ganhar incentivos da Rouanet foi o jogo Game Comix em 21 de setembro de 2011. O projeto de game baseou-se em 12 episódios gratuitos que misturaram um videogame web com uma história em quadrinhos. O criador Kleber Lopes da Silva buscou financiamento com as empresas e divulgou artes conceituais do jogo.

game-comix-1

Algumas ações vinculadas ao Game Comix foram realizadas pela fanpage oficial do Facebook ao longo de 2013, mas o projeto nunca se concretizou em um produto final. Toren conseguiu o incentivo no dia 8 de dezembro de 2011 e levantou R$ 75 mil pela Lei Rouanet dois anos depois. A meta da Swordtales com o projeto era captar R$ 370 mil. A empresa brasileira gaúcha então recebeu contribuições de sua publisher nova, a texana Versus Evil, responsável pelo jogo viking The Banner Saga, disponível no Steam.

Outros dois projetos foram aprovados pela Lei Rouanet há cerca de três anos atrás, mas seus nomes não foram divulgados. Espera-se que Toren seja finalizado em 2015, após receber investimentos para seu desenvolvimento.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

3 comentários sobre “O primeiro game aprovado na Lei Rouanet não foi Toren, mas sim Game Comix

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 20/04/2015 | Geração Gamer

  2. Pingback: Toren chega para PC e PlayStation 4 no dia 12 de maio | Geração Gamer

  3. maria isabel disse:

    Obtive aprovação da Lei Rouanet para desenvolver um jogo digital sobre a Expedição Roncador Xingu. O jogo tinha como objetivo incentivar o conhecimento dessa epopéia brasileira, infelizmente muitas vezes desconhecida, fora do cronograma das diciplinas de história e geografia porém tão importante para identidade do cidadão brasileiro. Mesmo com aprovação da Lei Rouanet, o projeto está atualmente cancelado por falta de incetivo fiscal na captação de recursos. O mercado e produção de games no Brasil, em especial de jogo cultural/educativo, não é valorizado e reconhecido.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s