Reportagem

Conheça, por dentro, a escola SAGA da Lapa em São Paulo

Você quer estudar games? A escola de jogos, arte digital e computação gráfica SAGA pode ser uma opção válida para você. O site Geração Gamer foi convidado para conhecer a unidade Lapa da rede educacional, que foi inaugurada em 2003 e conta com cerca de três mil alunos e dois cursos: O Start, de computação gráfica e design gráfico, e o Playgame, de desenvolvimento de jogos digitais. As mensalidades variam na faixa entre R$ 300 e R$ 700.

saga-1

Como é, por dentro?

saga-2

Fomos lá no dia 10 de fevereiro. Passando a porta de entrada da unidade Lapa da SAGA, você se depara com este inseto gigantesco, do tamanho de uma pessoa. Ele é um personagem de game modelado e é uma das especialidades da escola. No curso, o aluno não trabalha apenas no computador, mas desenvolve maquetes, modelos de gesso e desenvolve todo o planejamento do jogo digital antes de partir para a programação ou para o design propriamente dito. Muitas estátuas precisam de retoques porque já foram utilizadas em eventos promovendo a escola.

saga-3

Personagem Akuma, de Street Fighter, também foi modelado na escola SAGA

“Aqui você vai encontrar diversas esculturas feitas com base em óleo. Usamos uma massa chamada Oil Clay, enquanto os bustos e personagens de corpo inteiro utilizam um material mais forte”, nos explicou o professor Kleidson Abreu, no local. A área onde fica o curso Playgame é no terceiro andar do prédio, subindo dois lances de escada. Há dois laboratórios de computadores, uma sala para modelagem e ilustrações – onde também ficam guardados os jogos que são TCCs dos alunos – e várias cabines para testes de jogos. Se algum dos laboratórios está vago, o aluno pode usar para praticar conhecimentos do curso, desenvolver algum projeto ou procurar supervisão.

saga-4

O primeiro módulo do curso coloca o aluno para fazer ilustrações de cenário e suas primeiras experiências com motores gráficos (engine) são com a marca Unreal. Os alunos devem desenvolver pelo menos um game até o final do curso.

saga-5

O Playgame é o curso recomendável para quem não tem ideia de como é o mercado brasileiro de jogos digitais e quer ter alguma formação na área, misturando teoria de games e muita prática.

saga-6

saga-7

Os TCCs desenvolvidos dentro da SAGA são de temas variados, com jogos para gamers hardcore até títulos educativos. O jogo Vida de repórter: Em busca de respostas trata sobre o cotidiano do jornalismo. No entanto, nós jogamos o game de terror Restless, desenvolvido por Bruno Pereira (24). O jovem fez o curso em dois anos e meio na escola e seu jogo mistura Resident Evil e Silent Hill em um enredo que mescla realidade e alucinação. Em alguns momentos, ele lembrou a demo P.T., que assustou muita gente em 2014. O TCC Restless foi desenvolvido originalmente por Bruno e mais cinco pessoas, sendo que apenas o primeiro nível foi criado dentro da SAGA. Atualmente o projeto segue em criação com uma equipe de quatro pessoas. Eles pretendem criar uma empresa própria a partir do que aprenderam no curso de games.

saga-8

Tá curioso para saber mais sobre a SAGA? Acesse o site oficial deles.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Conheça, por dentro, a escola SAGA da Lapa em São Paulo

  1. Pingback: 5 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 08/03/2015 | Geração Gamer

  2. Pingback: XMA Mega Arena 2015 reúne e-sports, Minecraft e até cursos de desenvolvimento de games | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s