Notícia

Só 10% das desenvolvedoras de games no Brasil são mulheres, diz Labindie

Desenvolvida originalmente como um TCC no curso de Animação Digital da Universidade da Região de Joinville (Univille), em 2012, a incubadora Labindie divulgou hoje sua pesquisa sobre a cena brasileira de jogos digitais no Brasil. O levantamento deles aponta que só 10% das desenvolvedoras de games no Brasil são mulheres, mesmo com games que estimulam protagonistas femininas como Toren.

labindie-pesquisa-1

O número contrasta com a pesquisa Entertainment Software Association (ESA), que concluiu em 2014 apontando que até 48% do público gamer da América do Norte é formado por mulheres. Ou seja, há poucas desenvolvedoras, pelo menos no Brasil, para o tamanho do público feminino.

Outros dados interessantes da pesquisa: 44% dos devs não tem ensino superior completo, 24% possuem especialização e só 16% deles estão com diploma de faculdade na mão. Entre os games brasileiros, 83% são gratuitos e só 17% são pagos. Na especialização de cada profissional, 18% são game designers, 13% são programadores, 12% são designers de níveis, enquanto todo o restante (57%) fica fragmentado em diferentes aspectos de cada jogo, incluindo composição de trilha-sonora. A maior dificuldade dos investidores é conseguir financiamento no Brasil.

labindie-pesquisa-3

A Labindie, criada por Rodrigo Luiz Genz (29) e Neemias Gabriel Watzko (20), pretende ajudar os devs no fomento da cena brasileira de games. Confira o vídeo de divulgação da incubadora e de sua pesquisa.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Só 10% das desenvolvedoras de games no Brasil são mulheres, diz Labindie

  1. Pingback: 5 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 01/03/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s