Reportagem

Como está funcionando o setor de games durante a Campus Party 2015?

A reportagem do site Geração Gamer está cobrindo a oitava edição da Campus Party Brasil que ocorre na cidade de São Paulo entre os dias 3 e 8 de fevereiro neste ano. O evento engloba tecnologia, ciência, inovação e até videogames. Fomos conferir a área Marte, dedicada aos jogos eletrônicos e contamos o que você poderá desfrutar durante a maior feira high tech paulistana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O primeiro dia foi dedicado à imprensa e aos campuseiros que vão acampar durante a feira tecnológica. Coletivas de companhias como Ford, Facebook e a própria Campus Party preencheram uma grade predominantemente vazia hoje. No setor Marte, os organizadores ainda estão instalando os equipamentos necessários para os torneios. A incubadora Labindie e a loja de jogos Splitplay vão promover campeonatos de jogos brasileiros. Mas a indústria de games mainstream internacional também tem bastante espaço na Campus Party.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os campuseiros foram chegando às 10h da manhã, mas só puderam entrar às 12hrs. Ocuparam as mesas com cabos de conexão à internet de 50 Gbps, embora não tivesse um único sistema eficiente de Wi-Fi. Muitos jogavam League of Legends (LoL) e Dota 2, enquanto intercalavam com uso de redes sociais como o Facebook.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os fãs de PlayStation 4, da Sony, poderão jogar Driveclub diretamente em um cockpit com um volante a disposição. Há duas máquinas dessas para as jogatinas. Nos consoles originais, você pode apreciar os melhores games de futebol: FIFA 15 e PES 2015. Fãs de jogos de luta poderão apreciar Street Fighter IV. No setor do Xbox One (XONE) teremos apenas PES e Street Fighter. Será possível jogar Mario Kart no Wii U e Just Dance 4. Essa área do evento, ao lado do palco Marte, é conhecida como Free Play.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para computadores, os gamers poderão apreciar campeonatos de LoL e Dota 2. O apresentador gORDOx estará presente. Além dos dois ícones do gênero MOBA, será possível jogar SMITE e Hearthstone, mas só em disputas dispersas. Não há campeonatos de StarCraft II, de acordo com a organização.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Confira, abaixo, as palestras que ocorrerão no palco Marte, de games, junto com os torneios e as disputas de jogos.

4 DE FEVEREIRO

10H30: VIDEOGAMES E MITOLOGIA – UMA CONVERSA SOBRE NARRATIVAS E MECÂNICAS DE JOGOS DIGITAIS
A palestra comandada por Flávia Gasi, jornalista e autora do livro Videogames e Mitologia: a poética do imaginário e dos mitos gregos nos jogos eletrônicos, foca no processo da criação de narrativas e mecânicas de jogos baseada em mitologia, especificamente nas lendas gregas. No Palco Marte.

11H45: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS: DO AMOR PELA CAUSA AO NEGÓCIO DE SUCESSO LUCRATIVO
Ricardo Farah, da agência SKY7, fala sobre o ingresso ao mercado de games e como torná-lo um negócio lucrativo, além da importância de advergames, gamificação e jogos para dispositivos móveis. No Palco Marte.

12H: PUBLICIDADE IN GAME – HISTÓRIA E ANÁLISE
Thiago Xavier e Lorrane Lillian falam da evolução dos jogos eletrônicos, que começou nas calculadoras eletrônicas com jogos analógicos até se tornar uma das maiores indústrias de entretenimento. No Campus Experience.

14H30: QUE ANO É HOJE?! O PROBLEMA QUE NÃO DEVIA EXISTIR: GAMES E PRECONCEITO
O debate com Rique Sampaio do Overloadr, Fernanda Pineda do UOL Jogos, Julia Basseto e Gabriel Henrique Ferreira foca no preconceito que ocorre no mundo gamer e a tamanha hostilidade entre mulheres, gays, etnias e outros fatores. No Palco Marte.

16H30: INGRESSANDO NO MERCADO DE GAMES DO BRASIL
Tiago Valentim, da Izotonic Games, fala dos desafios enfrentados ao ingressar no mercado de games do Brasil, as estratégias utilizadas, como se mantém hoje e seus planos de desenvolvimento. No Palco Marte.

17H30: DA TERRA À LUA: A HISTÓRIA DE DESENVOLVEDORES INDIES QUE SONHARAM ALTO E MIRARAM NAS ESTRELAS
Pedro Medeiros do estúdio Miniboss, Pérsis Duaik do Duaik Studio, e Henrique Caprino do Pocket Trap falam sobre trabalhar com projetos que alcançaram o sucesso graás a suas experiências com os jogos Out There Somewhere, Aritana e a Pena da Harpia e Ninjin 2, além de dar dicas de como chegar lá. No Palco Marte.

18H30: OS JOGOS E O FUTURO DA HUMANIDADE
A palestra comandada por Edgard B. Damiani tem o objetivo de apresentar paralelos históricos e psicológicos entre a evolução humana e a evolução dos jogos, indicando tendências positivas e transformadoras para o futuro da espécie humana. No Palco Júpiter.

18H30: CHEGA DE UNITY3D! ALTERNATIVAS DE SOFTWARE LIVRE PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
A apresentação de Vinícius Kiwi Daros e Wilson Kazuo Mizutani mostram o desenvolvimento e construção de jogos utilizando as ferramentas Godot, Maratis e Polycode, que além de permitem desenvolver jogos em Linux, são multiplataforma. No Palco Urano.

18H30: CARREIRA NOS E-SPORTS: COMO A INDÚSTRIA VEM CRESCENDO E ONDE VOCÊ PODE SE ENCAIXAR
A apresentação de Renan Philip, General Manager da Keyd Stars, e Rodrigo Paiva, Gerente de Produto na D-Link, falam das opções de carreira dentro do esporte eletrônico, as necessidades das empresas e os caminhos para o futuro, mesmo para quem não está completamente ligado aos eSports. No Palco Marte.

21H15: QUER PRODUZIR ÁUDIO PRA GAMES? PERGUNTE-ME COMO
Thiago Adamo, criador do projeto Game Audio Academy, explica de forma simples e divertida tudo o que é preciso para criar música e efeitos sonoros para jogos. No Palco Marte.

22H20: NERDPLAYER LIVE!
O pessoal do Jovem Nerd faz, como já é costume, uma edição especial do quadro na Campus Party. No Palco Marte.

5 DE FEVEREIRO

00H: CULTURA POP EM MESAS REDONDAS
Estela Camargo, do Geek Pride, apresenta uma mesa redonda sobre jogos, filmes e séries, além da apresentação do jogo Hacker Experience, que viralizou em 3 dias de lançamento. No Palco Vênus.

01H: GAMES INDEPENDENTES
Um debate sobre jogos independentes com temas críticos, e relatos da conexão indie entre Brasil e Alemanha, baseados em jogos nacionais classificados para o Festival A.MAZE, de Berlin.No Palco Marte.

10H30: INSIDE XBOX BRASIL: PIONEIRISMO NA INDÚSTRIA DE JOGOS DO BRASIL
A apresentação que reúne Nelson Alves Jr., Bruno Alves Arruda, Heloísa Dall’Antonia, Ricardo da Costa Alves e Makson Lima Jr. mostra os bastidores da criação da Xbox Brasil, além da relação da Microsoft com o público brasileiro. No Palco Marte.

11H45: A ZOEIRA LEVADA A SÉRIO – O DESENVOLVIMENTO DO JOGO MUNDO CANIBAL APOCALIPSE
Cassiano Canheti apresenta detalhes do desenvolvimento do jogo do Mundo Canibal junto com os criadores, os Irmãos Piologo. No Palco Marte.

15H30: COMO ME CANDIDATEI A DEPUTADO FEDERAL E NÃO ME ELEGI DE FORMA ÉPICA
Eddy Antonini, candidato a Deputado Federal, conta como foi o período de trabalho nas eleições quando defendeu a bandeira da Educação, métodos de ensino através de videogames, a produção nacional de games e o reconhecimento do eSportas no país como uma atividade esportiva. No Cross Space.

15H30: SPEEDRUN – DIVERSÃO CONTRA O TEMPO!
Lucas Alves Matias fala sobre métodos utilizados em speedruns, o método de terminar jogos da forma mais rápida possível. No Palco Marte.

16H30: PESQUISA GAME BRASIL 2015 – PANORAMA DO MERCADO
Guilherme Camargo e Lucas Pestalozzi, CEOs da Sioux e Blend Research, expõem dados de uma pesquisa realizada em 2013 retratando o mercado mobile de games/apps no país, úteis para quem trabalha com games, mercado publicitário ou outro setor da economia criativa. No Palco Marte.

17H30: JORNALISTAS ATIVAR! : QUAIS AS PERSPECTIVAS DO JORNALISMOS DE GAMES NO BRASIL?
Os jornalistas Théo Azevedo do UOL Jogos, Caio Teixeira do Overloadr, Pedro Falcão do Red Bull Games, Humberto Martinez da revistas PlayStation Oficial e OLD!Gamer, e Pablo Miyazawa da IGN debatem sobre o jornalismo de games no Brasil. No Palco Marte.

21H15: PUBLICAÇÃO DE JOGOS: CORRIDA PELO OURO
A palestra apresentada por Danilo Parise, do Sioux, fala do processo de publishing de jogos e aplicativos, e as maneiras mais eficazes para obter sucesso com um jogo. No Palco Marte.

22H10: A DURA VIDA DE UM E-ATLETA
O jornalista Pedro Falcão da Red Bull Games e os e-atletas Eric Moreira (Street Fighter) e Danilo Nedbone Silva (DOTA2) falam da rotina de um jogador profissional de games e de suas dificuldades. No Palco Marte.

23H: BATE-PAPO SOBRE POKÉMON COM NOMES E JOGADORES CONHECIDOS
Um debate com Fran Molina, Fellipe Camarossi, Anna Coelho, Jameson Sheen e o nosso colunista Pedro Zambarda sobre os jogos da série Pokémon. No Palco Marte.

6 DE FEVEREIRO

00H: CAMPEONATO DE JOGOS INDEPENDENTES
A Labindie promove um campeonato de jogos independentes a todos os campuseiros, premiando os participantes. Ótima pedida pra quem estiver acampando e quiser se divertir. No Palco Marte.

01H: A RELAÇÃO DOS JOGOS VIRTUAIS E CATEGORIAS DA PERFORMANCE
A palestra organizada pelo Grupo Campus Party fala da relação da cibercultura e da relação da realidade virtual utilizada nos jogos eletrônicos, e discute a relação entre as categorias de performance e o MMORPG. No Palco Marte.

10H30: CONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA INTERNET PARA JOGOS ON-LINE E COMO ESTÃO AS OPERADORAS BRASILEIRAS NESTE QUESITO
Fabricio Tamusiunas, Gerente de Projetos no NIC.br, discute sobre a necessidade de uma qualidade de internet para jogos online e serviços que necessitam muito mais do que alta velocidade, como o caso do Playstation Now. No Palco Netuno.

10H30: ALVANISTA – COMO COMEÇAR DO ZERO UMA PLATAFORMA SOCIAL
Bruno Cavalcante e Rodolfo Sikora contam as lições aprendidas no desenvolvimento do Alvanista, a maior rede social de games do Brasil. No Palco Lua.

11H45: GAMES: BOTANDO ACADEMIA E MERCADO PRA CONVERSAREM
Para debater o importante diálogo entre academia e indústria, o painel conta com o presidente da IGDA Rio de Janeiro Arthur Protasio e o professor e chefe do Departamento de Computação da PUC-SP David de Oliveira Lemes, que discutirão suas experiências no ramo dos jogos e as conexões entre elas. No Palco Marte.

14H30: CRÍTICA DE GAMES
A jornalista Flávia Gasi fala sobre papel do crítico de games e técnicas jornalísticas para a construção de textos críticos. No Palco Marte.

15H30: PROGRAMAR É BRINCADEIRA DE CRIANÇA – FORMANDO OS FUTUROS PROGRAMADORES DE GAMES
O fundador da SuperGeeks, Marco Giroto, fala da sua jornada ao voltar do Vale do Silício para ensinar programação para jovens e adolescentes. No Palco Marte.

16H30: ALVANISTA – A TERRA PROMETIDA PARA OS AMANTES DE GAMES
Os criadores do Alvanista, a principal rede social de games do Brasil, organiza uma mesa redonda sobre a plataforma de conteúdo de games, as peculiaridades da comunidade e como fazer seu perfil ir para os populares. No Palco Marte.

16H30: CASEMOD, COMPUTADORES E HARDWARE: O QUE ESPERAR DO FUTURO EM ACESSÓRIOS E COMPUTADORES GAMERS?
O debate foca em apresentar quais os melhores equipamentos para gamers, colocando os campuseiros frente a frente com os principais fabricantes para tirar dúvidas e debater sobre as tendências para esse ano. No Palco Saturno.

17H30: O QUE ESPERAR DO FUTURO DOS VIDEOGAMES
Esteban Clua, um dos fundadores do SBGames, expõe quais são os temas de pesquisa mais relevantes para o setor de videogames, tanto no meio acadêmico como nas empresas. No Palco Marte.

21H15: APRENDENDO A PROGRAMAR NO MINECRAFT
Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, comanda um workshop para ensinar o básico de programação utilizando o ComputerCraft, um mod para programar dentro do jogo Minecraft. No Workshop 2.

22H10: GAME TEST – O QUANTO VOCÊ SABE DE GAMES?
Os Castro Brothers desafiam convidados e o público presente a participar de uma bateria de perguntas sobre o universo dos games. No Palco Marte.

22H15: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM UNITY3D
Thiago Mezanini Bertoni e Alexandre Kikuchi, do Odin Game Studio, falam sobre o desenvolvimento de um jogo eletrônico utilizando o Unity3D, suas principais mecânicas e facilidades para concluir um projeto simples ou complexo. No Palco Júpiter.

23H: CAMPEONATO DE JOGOS INDEPENDENTES
A Labindie promove um campeonato de jogos independentes a todos os campuseiros, premiando os participantes. Ótima pedida pra quem estiver acampando e quiser se divertir. No Palco Marte.

7 DE FEVEREIRO

1H: ROLE PLAYING GAME
Marielle Zum Bach, do TPM Digital, apresenta um guia para o RPG, como tipos, como mestrar, criar personagens e embarcar em uma aventura interessante. No Palco Marte.

10H30: PRESERVANDO A HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES
O criador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, conta aos campuseiros de onde surgiu a ideia dessa criação, quais são os objetivos do Museu, como funciona, qual o seu acervo e por quais cidades brasileiras deve passar. No Palco Marte.

14H30: SERIOUS GAMES FOR SERIOUS PROFESSIONALS
A palestra fala do uso dos games como método de capacitação e treinamento corporativo. No Palco Marte.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Como está funcionando o setor de games durante a Campus Party 2015?

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 08/02/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s