Notícia

Com game que ajuda jovens autistas, iniciativa pernambucana é vencedora do Prêmio Brasil Criativo

A Life Up, startup de Pernambuco, foi a ganhadora na categoria Games do Prêmio Brasil Criativo, que reconhece ações de economia criativa no país e conta com apoio do Ministério da Cultura. A equipe foi premiada pelo jogo Can Game, que através de celulares, tablets e até Kinect, acompanha crianças e jovens autistas, além de ajudar pais e terapeutas a ajudá-las no processo. Com as honrarias, a Life Up também recebe um prêmio em dinheiro, 40 horas de capacitação e o reconhecimento do MinC.

10629508_999597396723552_4734755660310974408_o

O Can Game é uma aplicação para aparelhos móveis e Kinect que, através de exercícios descomplicados de enfoque social, matemático e terapeutico, é capaz de analisar o comportamento do paciente e transmitir os resultados para o especialista, que pode a partir daí realizar diagnósticos mais precisos. O projeto, que nasceu de um mestrado em engenharia de software no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e está em desenvolvimento desde 2011, também foi duas vezes campeão na categoria Inovação da Imagine Cup – premiação realizada pela Microsoft – em 2013 e 2014, e finalista da Intel ISEF no ano passado.

A cerimônia de premiação do Prêmio Brasil Criativo aconteceu ontem (3) no Auditório do Ibirapuera em São Paulo, e contou com a presença de Marcos Carvalho, secretário da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), Luiz Eduardo Serafim, diretor de Marketing da 3M do Brasil, Débora Mazzei, analista técnica do Sebrae e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

O Can Game foi uma das 22 iniciativas selecionadas pela organização, divididas em modalidades diversas, que vão da Culinária ao Artesanato e até Arte Digital. Por sinal, videogames marcaram presença duas vezes na noite: o Museu do Videogame Intinerante foi o premiado da categoria Museus. Organizado pelo jornalista e curador Cleidson Lima e contando com 200 consoles que englobam 42 anos de história, a exposição foi mapeada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Museus e deve passar por Fortaleza, Belém, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador em 2015.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Com game que ajuda jovens autistas, iniciativa pernambucana é vencedora do Prêmio Brasil Criativo

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 07/12/2014 | Geração Gamer

  2. Pingback: Vote no game brasileiro de destaque no mês de dezembro | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s