O instituto internacional SuperData divulgou uma pesquisa que mostra que a indústria de games na América Latina movimenta um montante de 4,5 bilhões de dólares, equivalente a 11 milhões de reais na atual cotação. O Brasil, neste bolo, tem 35% deste grande mercado, ou seja, 1,5 bilhão de dólares (3,7 bilhões de reais). Os dados do levantamento foram divulgados no dia 9 de outubro deste ano.
O Brasil corresponde a 40% da população da América Latina, ou seja, seu percentual nos games é proporcional ao seu tamanho. O tamanho da indústria brasileira é bem maior do que México (22%) e Argentina (15%). Jogos de smartphones garantem faturamento na casa dos 606 milhões de dólares (1,4 bilhão de reais). MOBAs como League of Legends (LoL) e DoTA 2 dobraram sua participação no mercado nacional, além dos free-to-play. A metodologia rastreou 3,4 milhões de gamers que pagam por jogos online.
A pesquisa também levantou dados de países como Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Suriname, Venezuela e Uruguai. O levantamento mostra que o Brasil tem potencial para disputar com mercados de jogos independentes como Canadá e Estados Unidos, sobretudo pelo crescimento dos smartphones e tablets. A previsão da SuperData para a América Latina é que o mercado movimente 5,3 bilhões de dólares, equivalente a 13 bilhões de reais.
Pingback: 10 notícias que mexeram com a cena brasileira de games – 31/10/2014 | Geração Gamer
Pingback: TV Globo afirma que videogames crescem na contramão da economia do Brasil | Geração Gamer
Pingback: Mercado brasileiro de games deve crescer 10%, diz ACIGAMES; Newzoo revela outros dados | Geração Gamer