Notícia

BIG Impact mistura robótica, games e educação no maior evento indie de São Paulo

O BIG Impact ocorre nos próximos dias como uma das iniciativas do BIG Festival 2016.  O evento acontece entre os dias 1º até 3 de julho no Centro Cultural São Paulo.

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Serão 10 apresentações entre painéis, palestras e workshops que buscam debater iniciativas que transformem a sociedade.

No dia 1º de julho, as palestras vão das 13h30 às 17h30 na Sala Paulo Emílio; em 2 de julho, das 14h às 19h30 na sala Adoniram Barbosa; e em 3 de julho, das 15h às 17h também na sala Adoniram Barbosa. A programação completa do evento pode ser acessada aqui, junto com as inscrições gratuitas.

A interação entre robótica, jogos e aprendizado será um dos pontos de destaque no BIG Impact. Três grupos formados por alunos de escolas técnicas de São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS) formaram times de robótica com a intenção de desenvolver conhecimentos na área e chegaram a disputar o campeonato mundial FIRST Robotics, nos Estados Unidos, em março deste ano.

Para a Novelis, empresa líder do ramo de alumínio e patrocinadora dos times, a robótica incentiva o interesse em disciplinas como ciência, tecnologia, matemática e engenharia. Esse será o tema do painel que Carlos Vinícius Castro engenheiro da Novelis, irá apresentar, no dia 2, sábado, às 15h15, ao lado de representantes das equipes CEPHATRON, ETEP e Trail Blazers. A programação continua no domingo, dia 3, com demonstrações dos robôs criados pelos times.

Outro projeto que será apresentado no BIG Impact é o aplicativo Qranio, vencedor do prêmio “App do Ano na América Latina”, do Facebook, em 2015. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas que estimula o aprendizado em diversas disciplinas, como astronomia, artes, história e literatura, além de permitir ao usuário responder questões de Ensino Fundamental ou do ENEM.

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Em um painel no dia 1º de julho, sexta, às 14h30, o mineiro Samir Iásbeck, fundador e CEO de Qranio, irá explicar como o aplicativo tornou-se um sucesso, com mais de 1,3 milhão de usuários que já responderam mais de 37 milhões de perguntas através dele. Atualmente, a empresa vale cerca de R$ 20 milhões no mercado.

Vindo direto da Finlândia, país que é exemplo mundial em educação, a Fun Academy, empresa criada pela Rovio, tem o objetivo de desenvolver serviços e ferramentas, para professores, alunos e pais, que promovam um aprendizado divertido. Uma dessas ferramentas é o Angry Birds Playground, um programa educacional voltado às crianças em idade pré-escolar, de 3 a 6 anos, já implementado em escolhas da Finlândia, Estados Unidos, China e Singapura. A empresa está em fase de negociações para trazer o modelo ao Brasil.

No BIG Festival, o brasileiro Fábio Florencio, Diretor de Game Design na Fun Academy, irá explicar como a empresa atua em educação em uma apresentação no dia 2 de julho, sábado, às 14h30.

Entre outros projetos que serão abordados no BIG Impact, estão o game Legião dos SuperPoderes, da PushStart, que mostra vantagens de uma boa alimentação para crianças do ensino primário e fundamental; Playtable, da Playmore, uma mesa interativa usada no ensino multidisciplinar; e um painel sobre aplicações sérias dos jogos, como na área da saúde.

Como uma vertente do BIG Impact, este ano o BIG Festival vai premiar games voltados para Educação e Meio Ambiente. O Melhor Jogo Educacional ou de Aprendizagem vai levar R$ 5 mil; o Melhor Jogo Ambiental R$ 2 mil. Outra competição, o BIG Starter, para jogos que ainda não estão finalizados, oferecerá R$ 20 mil e troféu para o melhor projeto educacional ou de aprendizagem. A premiação acontece no dia 30 de junho.

Conheça os palestrantes e painelistas confirmados

Samir Yasbeck (Qranio)
Fábio Florencio (Fun Academy)
Carlos Vinicius Castro (Novelis)
Leandro Jaccoud (Fundação Casa de Rui Barbosa)
Leonardo Correia (FundaçãoLeman)
Andreas Ufer (SenseLab)
José Garcez Ghirardi (FGV)
Caio Leboulette (TV Escola)
Sergio Mileto (ADSAMPA)
Jorge Proença (Kiduca)
Bernardo Manfredini (2Mundos)
Mario Lapin (Virgo)
Fred Vasconvelos (JoyStreet)
Felipe Azevedo(Eguru)
Leonardo Gleison (Instituto Laramara)
Bruno Tachinardi (Foffu)
Felipe Marlon (Legião dos Super Poderes)
Marcelo Vasconcellos (Fiocruz)
Leonardo Gleison (Laramara)
Fabio Ota (UniversIDADE)
Rawlinson (Beenoculus)
Pedro M. Kayatt (VR Monkey)
Tiago Moraes (Perônio)
Marlon Souza (PlayMove)
Fabio Hofnik (CBRV)
Jean Tomceac (Coletivo Jogo Limpo)

Saiba os finalistas concorrendo ao prêmio “Melhor Jogo Educacional”

OPTIKAMMER (GRÃ-BRETANHA)
OPTIKAMMER

IT’S SPRING AGAIN (RÚSSIA)
SOMETIMES YOU

FIGURADO (BRASIL)
ANTWORKS STUDIO

PERONIO POP-UP BOOK (BRASIL)
OVNI STUDIOS

CARCARÁ – ASAS DA JUSTIÇA(BRASIL)
SUPERNOVA INDIE GAMES

FINALISTAS EM EXPOSIÇÃO CONCORRENDO AO PRÊMIO ‘MELHOR JOGO AMBIENTAL’

DOTI DOTI NO GAEA (BRASIL)
LOUD NOISES

CLOUD CHASERS – A JOURNEY OF HOPE (SUIÇA)
BLINDFLUG STUDIOS

DEED – THE GAME (BRASIL)
SINERGIA STUDIOS

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