São Paulo está sediando, entre 18 a 21 de maio, a Bett Brasil Educar que reunirá profissionais da comunidade escolar. Além de um congresso, a Bett também conta com uma feira gratuita, onde a Playmove, empresa de Blumenau (SC) fundada em 2013, apresentará o PlayTable.

O gadget é uma mesa digital com jogos educativos nacionais. No evento, a empresa lançará 11 aplicativos para o aparelho lançado em 2014. De acordo com a empresa, a mesa já está presente em mais de 550 escolas públicas e privadas, beneficiando cerca de 200 mil crianças.
Entre os novos jogos que serão disponibilizados para a mesa digital, que já conta com 13 aplicativos, está o TriTri, jogo de tabuleiro digital que utiliza um sistema de identificação de cores para daltônicos, chamado Color ADD. A solução foi desenvolvida em parceria com o estúdio Ardozia, de Portugal, que também criou o Mul Ti Pli, que potencializa o desenvolvimento do pensamento lógico e exercita os conhecimentos básicos de multiplicação.
Outra novidade é o conjunto de três jogos da série Mistério dos Sonhos, criado pela estúdio brasileiro Xmile, que traz desafios para os três anos do ensino fundamental. Entre os demais lançamentos, está o aplicativo Brinquemática – Aventura Pirata, que promove a cooperação em sala de aula por meio de um desafio de matemática.
Os novos jogos da PlayTable permitem o registro da evolução de cada estudante. O aplicativo Central de Atividades, voltado à educação infantil, é destinado ao desenvolvimento da coordenação motora e cognição, mas também permite que os professores criem suas próprias bibliotecas de exercícios personalizados.
A PlayTable é utilizada por 60 alunos do Pré I e Pré II, na unidade Freguesia II, na cidade do Rio de Janeiro, uma das 17 unidades da PENSI. O recurso é aplicado como forma de fixação de conteúdos lançados em sala de aula e como mais um recurso de estímulo e detecção de possíveis problemas de aprendizagem.
A mesa digital é utilizada nas aulas de Informática Educativa e Língua Inglesa, além de apoiar a inclusão de seis crianças com deficiência. A saber: Autismo, Sindrome de Down, TDAH, entre outros.