Reportagem

Games For Change fecha parceria com Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo

Além da aproximação com a prefeitura de Fernando Haddad em São Paulo através do Portal da Juventude, o evento internacional Games For Change América Latina, chefiado pelo pesquisador Gilson Schwartz, tornou-se parceiro da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo neste domingo (22). A ideia da aproximação do evento criado em Nova York e presente desde 2004 é promover “produção pedagógica com tecnologias avançadas” na cidade.

games-for-change-2015-1A integração foi fechada com a presença das porta-vozes Nanci Folena e Grace Pereira, que compartilharam a visão e a estratégia da parceria. A ideia da secretaria é “transformar São Bernardo do Campo em pólo global de educação para o design social de inteligência que prepare as cidades para os carros do futuro”. A entidade acredita que o uso de games ajudará no urbanismo e no uso de automóveis mais ecológicos. Gilson Schwartz, porta-voz do Games For Change no Brasil, afirmou que São Bernardo possui escolas gamificadas para acelerar este processo.

games-for-change-2015-2

O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro. Palestras como a do professor Luís Carlos Petry, coordenador de cursos da PUCSP Unidade Marquês de Paranaguá, misturaram filosofia e jogos eletrônicos para discutir Martin Heidegger e os pensadores franceses de maio de 1968. “Jogos como BioShock são bons para explicar o totalitarismo e ainda são diversão. Há uma categorização de ‘serious games’ difundida nos anos 90, mas atualmente ela não explica muitos dos processos que temos atualmente”, disse Petry durante sua exposição.

Os debates incluíram a SPJam que ocorre em São Paulo, além do trabalho de Ariel Velloso com a SPCine e o evento SPIN na capital paulistana. Ele discutiu o assunto acompanhado pelos desenvolvedores Glauber Kotaki, além de Amora Bettany e Pedro “Santo” Medeiros, do estúdio Miniboss.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Games For Change fecha parceria com Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 24/11/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s