Opinião

O surgimento de uma vaga para escrever sobre games numa ótica feminista é uma boa notícia

No dia 6 de abril, uma segunda-feira, a revista Ovelha divulgou uma vaga para uma repórter de games que faça textos sob uma ótica feminista. O post no Facebook teve cerca de 1,5 mil compartilhamentos e foi muito bem recebido por um nicho que era deixado de lado no jornalismo de jogos digitais. Isso é uma boa notícia para a imprensa, castigada pelo recente processo de demissão em massa de quase 200 jornalistas no jornal O Estado de S.Paulo e outros rumores de problemas em grupos grandes de comunicação, como a Bandeirantes e a Folha de S.Paulo.

ovelha

A vaga não dá detalhes se é um trabalho fixo, freelance ou estágio, mas não há sites de videogames focados no feminismo. A Ovelha pode estar dando um pontapé para impulsionar um nicho de jornalismo que não era visto com tanta importância. Para mais informações, mande um email para a revista.

Com maioria de homens nas redações, o jornalismo de games era recheado apenas de galerias de “mulheres gatas”, muito entretenimento e pouco pé na realidade das meninas neste nicho digital. O feminismo já se tornou pauta em outras editorias da imprensa, como a coluna de Aline Valek na revista Carta Capital, o site da ativista Nadia Lapa, além do site Lugar de Mulher, comandado por Clara Averbuck e várias colaboradoras. Em campanhas bem-sucedidas, o Think Olga obteve sucesso na iniciativa “Chega de Fiu-Fiu” contra o assédio machista e criminoso nas ruas.

A onda demorou alguns vários anos, mas parece estar chegando no universo dos videogames.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Editado às 16h13 de 8 de abril: Nos informaram que a vaga da revista Ovelha não é pioneira, já que a revista Capitolina também cobre o setor por um viés feminista.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “O surgimento de uma vaga para escrever sobre games numa ótica feminista é uma boa notícia

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 12/04/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s