A empresa carioca Aiyra desenvolveu, com a Panorama Marketing & Entretenimento, o game SambaSim para celulares com sistema operacional Android. De acordo com o diretor Adrian Laubisch, o projeto começou originalmente em 2012: “Como é um projeto complexo e de investimento próprio e que exige muita pesquisa, nós mexemos nele em 2013, paramos, mexemos de novo em 2014 e só fechamos agora”. O tema do jogo é sobre os desfiles de escolas de samba no período do Carnaval, com sambas-enredo desenvolvidos especialmente para o app.
O game brasileiro teve músicas próprias desenvolvida por sambistas e instrumentistas como Alceu Maia e Gilsinho, que se reuniram no estúdio EME. O jogo consiste em selecionar toda a sua escola de samba, da bateria até os carros alegóricos e o enredo. Com tudo pronto, você precisa clicar em cada sambista no momento em que eles forem avaliados. Conquistando pontos e objetos em todo desfile, você pode melhorar toda a sua equipe.

Toda a equipe no Estúdio EME – Da esquerda pra direita: Wagner Pereira (Percussão), Alceu Maia (Produção, Direção Musical, Arranjos, Cavaquinho, cavaquinho-bandolim e violão de 6 cordas), Douglas Botelho (Percussão), Helio Motta (Produção Executiva), Wanderley Monteiro (Intérprete), Gilsinho (Intérprete) e Vitinho Botelho
O aplicativo é gratuito. A equipe da Aiyra diminuiu o tamanho original do jogo de 330 MB para 59 MB. Mesmo com essa melhoria, infelizmente o jogo mantém um loading muito prolongado na abertura, que dura mais do que 15 segundos, até carregar inteiro.
É um bom game para curtir músicas de Carnaval. Se você não gosta deste tipo de festa, dê uma chance ao jogo mesmo assim. “A gente quer levar a cultura de forma leve e simples pra todo mundo, mesmo para quem não conhece ou gosta de samba”, completa Adrian.
Pingback: 5 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 22/02/2015 | Geração Gamer