Notícia

Três games estão entre os finalistas do Prêmio Brasil Criativo

cartaz_lâmpada-1000a

Três produções interativas integram o rol de finalistas do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da organização Economia Criativa Brasileira com chancela do Ministério da Cultura. São eles o software de acompanhamento médico Can Game, o educacional Contos de Ifá e o app cultural Satolapp. O perfil “serious games” dos escolhidos tem um motivo: a premiação visa destacar a produção de conteúdo inventivo e sua aplicabilidade no desenvolvimento da economia criativa no país.

Vamos então a eles: o Can Game, desenvolvido pela pernambucana Life Up, é uma coletânea de atividades digitais de caráter social, educativo e terapêutico pensada para acompanhar o tratamento de crianças e jovens com autismo. O software funciona através de tablets, smartphones e Kinect, e a progressão do usuário pode ser acompanhada remotamente por pais e terapeutas. O programa, que está sendo desenvolvido desde 2011, ganhou em janeiro deste ano o prêmio de Cidadania Mundial do Imagine Cup 2014, promovido pela Microsoft.

ifa

Contos de Ifá, por sua vez, é um webgame de aventura cujo objetivo é educar jogadores a respeito da cultura afro-brasileira. Através da jornada, o game, criado pela também nordestina 3Ecologias em parceria com o Terreiro Ilê Axé de Oxum Karê e o Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda, conta histórias dos Orixás Exu, Ogun, Oxóssi e Omolu, passando pelas raízes religiosas da região. Lançado em setembro, o jogo está disponível gratuitamente.

Satolapp é o menos “game” da lista, afinal a proposta do time da pelotense Pulp não é muito diferente do popular Foursquare: ele encoraja o usuário a flanar pela cidade através de pontuações e vantagens. O foco, entretanto, é pesadamente cultural: a equipe quer aumentar não apenas o envolvimento de visitantes nas opções de lazer de suas cidades, mas também informá-los a respeito de destinos interessantes. O projeto foi financiado através de crowdfunding e conta com apoio de uma aceleradora para ampliar a ideia para outras áreas do país.

Os três trabalhos concorrem na categoria Games a um prêmio em dinheiro – serão ao todo R$ 100 mil –, 40 horas de capacitação e o reconhecimento do Ministério da Cultura. A seleção dos vencedores será realizada amanhã (03) no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Três games estão entre os finalistas do Prêmio Brasil Criativo

  1. Pingback: 10 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 07/12/2014 | Geração Gamer

  2. Pingback: Vote no game brasileiro de destaque no mês de dezembro | Geração Gamer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s