O Brasil venceu a Copa do Mundo 2014. Mas não a de futebol, que veio acompanhada pela perda vergonhosa de 7×1 contra a Alemanha. Ganhamos justamente a Copa do Mundo Pokémon Smogon. A equipe vencedora foi Banana Meteor no dia 29 de julho deste ano.
Muita gente não conhece, mas desde meados dos anos 2000 os brasileiros jogam Pokémon na internet em simuladores online. A versão das batalhas digitais era baseada nas versões Red/Blue/Yellow, Gold/Silver/Crystal, Ruby/Sapphire/Emerald, entre outras. O simulador mais popular no começo do século 21 era o GSBot. Anos mais tarde, em 2004, surgiu o Smogon, que é popular até hoje.
A Banana Meteor tem 14 integrantes. Tiago Calmon é o vice-capitão do grupo, inferior hierarquicamente apenas ao líder Lucas Diniz. A final foi 5×3 contra os americanos experientes do USA East, que estava vencendo todos no mundial de Pokémon. Os brasileiros não eram favoritos.
Tiago Calmon é um jogador que conheço há muito tempo. Na época do GSbot, ele era um dos moderadores da Pokémon LAND, um dos maiores fóruns sobre o jogo no Brasil e no mundo. De lá saíram alguns dos melhores torneios promovidos pela revista Pokémon Club, além de players poderosos do Smogon.
Tiago começou no mundial em 2006, pelo time latino-americano. A equipe brasileira surgiu em 2010. Ou seja, em apenas quatro anos, nosso país já se consagra como um dos melhores do mundo neste game.
O Smogon é representado pelo Pokémon roxo Koffing, enquanto a equipe brasileira é simbolizada pelo primata Primeape. De acordo com o Tiago Calmon, a palavra “Banana” é uma resposta à forma preconceituosa na qual algumas pessoas se referiam aos brasileiros na rede internacional.
Em ano de Copa no Brasil, após uma derrota desastrosa, esta conquista é um baita presente para todos daqui.
Se o futebol do país não anda bem, as empresas desenvolvedoras de games e os jogadores digitais profissionais estão em ascensão.
Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.
Texto originalmente publicado no Brasil Post