Editorial

O dia que o jornal francês Le Monde entrevistou Geração Gamer sobre Toren

Maior publicação francesa física em prestígio, o jornal Le Monde fez entrevistas e publicou uma reportagem sobre o lançamento do game Toren, da desenvolvedora gaúcha Swordtales com a publisher Versus Evil, no dia 23 de maio de 2015. O jornalista William Audureau, de Paris, fez entrevistas com Alessandro Martinello, diretor do título, Diego Giacomelli, redator do site JogosDaqui, e comigo, editor do Geração Gamer.

lemonde-journalist


William Audureau trabalhou nos anos 2000 na Nintendo Magazine da França, para depois ir até a Jeux Vidéo Magazine, entre 2006 e 2008. Por fim, trabalhou em Chronic’art, SVM e 01net. Atualmente ele é jornalista da seção Pixels, do Le Monde, e é especializado em tecnologia. Sua reportagem sobre Toren buscou referências em Paulo Coelho e no esoterismo para explicar o game brasileiro.

le-monde-toren

Ao jornalista francês eu pude expressar minha opinião crítica sobre o jogo. “Meu site, Geração Gamer, deu nota 9.4 de 10 para Toren. UOL, o maior portal de notícias do Brasil, escreveu que Toren, com sua beleza e trilha sonora sutil, é um orgulho para o país. Fora do Brasil, alguns sites tiveram um tom mais crítico, como Gamespot e Destructoid. Mas, em última análise, eu diria que Toren é o primeiro jogo brasileiro desta geração a ser tão ambicioso”, afirmei na entrevista.

Toren não foi um sucesso absoluto de critica. Gamespot deu nota 5 de 10, na média. Vários sites norte-americanos criticaram, com razão, os bugs nos gráficos do jogo após quatro anos de desenvolvimento com incentivos da Lei Rouanet. Apesar da falta de consensos, o título foi elogiado por sua qualidade artística e sua trilha-sonora marcante, imersiva.

Dentro do texto escrito em francês, está o link direto para Geração Gamer. Nosso site fez uma resenha bem abrangente sobre o trabalho da Swordtales com este game. Você já leu? Confira aqui.

Acompanhe Geração Gamer no Facebook e no Twitter.

Padrão

3 comentários sobre “O dia que o jornal francês Le Monde entrevistou Geração Gamer sobre Toren

  1. Pingback: 5 novidades que mexeram com a cena brasileira de games – 07/06/2015 | Geração Gamer

Deixe um comentário